Alfonso Quaron (2 indicações como montador, 1 como roteirista) – dentro os mexicanos, me parece o mais afinado com os gostos da academia (o cinema do Del Toro tem muitos elementos fantásticos – lembram da derrota dele em filme estrangeiro por Labirinto do Fauno?). Agora só falta ele começar a ser indicado como…diretor.
Christopher Nolan (1 indicação como roteirista) – esse ano não deu. Mas ele já foi indicado pelo roteiro da Amnésia (e foi lembrado pelo DGA pelo mesmo filme). Os próximos filmes-que-não-sejam-Batman dele tem boas chances. Mas se nem O Cavaleiro das Trevas teve força pra entrar, é melhor desistir dos superheróis, pipou.
David Fincher (1 indicação) – uma das maiores interrogações da última década. O cara podia tranquilamente ter sido indicado por Seven, Clube da Luta e Zodíaco. Pior, reconhecer justamente o filme mais fraco da carreira dele pode ter criado um precedente. Na avidez de ganhar uns carecas, o cara pode enveredar de vez para filmes com sabor de pastel de vento. Um perigo.
David Lynch (3 indicações como diretor e 1 como roteirista) – com exceção de Homem Elefante, as indicações de Lynch foram no famoso fifth spot, destinado a diretores com filmes mais autorais e com poucas chances de vencer. Somado ao fato dos filmes recentes dele estarem cada vez mais despirocados (sitcom. de. coelhos.), eu duvido que o tio tenha chances, exceto se resolver fazer mais filmes como A História Real.
Fernando Meirelles (1 indicação) – A favor: diretor sul americano com ar de revelação justamente incensado pela crítica.; já conseguiu um Oscar de atuação pra um atriz de um filme seu; indicado ao prêmio de direção por um filme que não seja falado em inglês (o que não é comum). Contra: o financiamento de seus filmes não vem de Hollywood. Ele pode ser visto dissidente para alguns.
Gus Van Sant (2 indicações) – O meu maior medo é que ele ganhe por um filme ao estilo de Gênio Indomável e Milk do que algo que lembre Paranoid Park. Eu até gosto dos dois primeiros, mas ele ganhando Oscar por trabalhos como esses me soam como “me vendi pra ganhar”. Não seria legal.
Michael Mann (1 indicação como diretor, 2 como produtor e 1 como roteirista) – o gênero policial (especialidade do tio) não é dos mais premiados (mas exemplos existem Operação França, Infiltrados). Esse ano tem Public Enemies, que dentre o grande elenco tem Johnny Depp (que a anta se esqueceu de colocar no último post).
Paul Greengrass (1 indicação) – Aparentemente achou o balanço perfeito entre o cinema pipoca (Bourne 2 e 3) e o política (Vôo United 93, Domingo Sangrento). Esse ano ele vem aí com Green Zone. Se maneirar um pouca da edição picotada (dá dor de cabeça nos vovôs, etc), as chances triplicam.
Paul Thomas Anderson (1 indicação como diretor, 1 como produtor e 3 como roteirista) – Ele tinha 27 anos quando dirigiu Boogie Nights. That’s all. Só diria pra diminuir o intervalo entre seus filmes. Taí uma das razões do Kubrick nunca ter ganhado.
Tim Burton (1 indicação como diretor de animação) – vale o mesmo princípio do Lynch (apesar de seus filmes serem toda vida mais fáceis, CLAAAAARO). Muitos dizem que Peixe Grande (que eu gosto muito) foi a sua tentativa de ganhar. Se é pra um (melo)drama ganhar outra vez, que seja um by Burton. O próximo projeto dele é Alice no País das Maravilhas protagonizado pela Sophie.
Não que eu não concorde com o talento dos citados na lista. Sou muito fã de Tim Burton, por exemplo, mas realmente, seu filme com maior cara de Oscar foi Peixe Grande, muito subestimado pela Academia. Acho que Cuarón, Meirelles e Fincher têm bastantes chances. Basta quererem. Agora, o único da lista que eu tenho CERTEZA de que um dia ganhará um Oscar, é Paul Thomas Anderson, nem que seja à la Scrosese (premiado pelo conjunto da obra, dando como desculpa um filme que não merecia). Assim como tenho CERTEZA que Brad Pitt e Johnny Depp ainda ganham.
Eu não sei não se o David Lynch ainda ganha o Oscar, a tendência dele é enlouquecer mais ainda nas produções. Mas quem sou eu pra falar do cara, não é mesmo. Ele pode simplesmente mudar completamente de rumo a qualquer hora. Afinal ele é David Lynch e tudo pode.
Eu te entendo, Daniel. Mas eu acho, por exemplo, que mais da metade dessa lista é mais ‘Oscar material’ do que os Irmãos Coen, por exemplo.
Para mim, dentre todos os citados, Paul Thomas Anderson é o que mais merecia um Oscar – inclusive, se pudesse escolher, ele teria meu voto nos três anos em que foi indicado (inclusive ganhando FILME, DIREÇÃO e ROTEIRO por “There Will Be Blood”). Citaria o Darren Aronofsky, mas não tenho muita certeza se será premiado um dia…
Concordo em quase tudo. Massa mesmo essa nova geração de “scorseses”. David Fincher é muito injustiçado mesmo. Só acho que o Meirelles tem um looooooooongo caminho para ganhar um. Sempre bom lembrar que a crítica americana cagou pra cima do BLINDNESS.
Tulio: mas cagar em cima de um ou outro filme é normal. Só uns freaks tipo o Stephen Daldry são indicados a melhor diretor por todos os filmes.
Vini: se for o Darren de ‘O Lutador’, vai acabar ganhando um dia. Se for o de ‘Fonte da Vida’…
Juliano, que tu acha do Shyamalan? Acha que ele fez um caminho sem volta? Porque talento ele têm, hehehe. Mas o que tu me diz das chances dele?
Hoje, eu e você temos mais chances que ele.
Talento ele tem, mas o cara tem o maior ego do Hollywood. Começar a filmar roteiros de outras pessoas seria um bom começo. HW adora um comeback.
Acho que o Inarritu tem mais chances que o Cuaron e o Meirelles juntos. Ainda mais se ele continuar fazendo porcarias que agradam a Academia, tipo Babel.
E o Tim Burton eu não consigo imaginar ganhando.
queria imaginar o Tarantino ganhando, mas acho impossível. Ou tb o Todd Haynes.
Tarantino já ganhou! De roteiro, mas ganhou.
VocÊ acha?